segunda-feira, 4 de março de 2013

Cardeais iniciam discussões preparatórias para o conclave

Cardeais Tarcisio Bertone (à esq.) e Angelo Sodano (à dir.) em reunião com Colégio Cardinalício (foto: Getty)

Cardeais fazem reuniões preparatórias para conclave que deve ocorrer na próxima semana
Cardeais de todo o mundo realizaram nesta segunda-feira no Vaticano a primeira reunião preparatória para discutir o processo de eleição de um novo papa.
Durante a reunião do Colégio Cardinalício, presidida pelo cardeal decano Angelo Sodano, os sacerdotes fizeram orações e proferiram juramentos de sigilo.
Novos encontros devem acontecer diariamente até a formação do conclave para a escolha do sumo pontífice, prevista para o início da semana que vem.
A Santa Sé confirmou que 101 dos 115 cardeais envolvidos no conclave já estão no Vaticano. Outros 12 chegariam até terça-feira, e dois não devem participar do processo.
Nas reuniões pré-conclave, os cardeais discutirão desafios futuros e analisarão de forma discreta possíveis candidaturas a papa.
A data exata do início do conclave deve ser definida nos próximos dias.

Vatileaks

Segundo correspondentes, os cardeais eleitores (todos aqueles com menos de 80 anos de idade) querem ter um novo papa no cargo a tempo de presidir as cerimônias da Semana Santa.
As cerimônias começam no domingo de Ramos (24 de março) e culminam com a Páscoa no domingo seguinte.
O escândalo que ficou conhecido no ano passado como "Vatileaks" deve ser um dos principais temas de discussão durante as reuniões desta semana.
Corrupção e disputas políticas no Vaticano foram expostas em uma série de documentos vazados. Nesta semana, os cardeais devem receber relatórios confidenciais detalhando o escândalo.
Mas, para alguns cardeais, fatores internos da Igreja e falhas na burocracia do Vaticano não devem ser determinantes na escolha do próximo papa.
"Eu acho que a prioridade real do conclave é escolher um papa que irá lidar com esses assuntos grandes, globais", disse o cardeal Donald Wuerl, de Washington, à agência de notícias Associated Press, antes da reunião desta segunda-feira.
"Se há problemas internos do Vaticano, problemas administrativos no Vaticano, isso é algo que será resolvido. Mas certamente isso não condicionará a forma como eu ajudarei a escolher quem guiará a Igreja nos próximos anos", disse.

Falso bispo

Segundo o correspondente da BBC em Roma, David Willey, uma série de precauções para evitar vazamentos não autorizados de informações estarão em vigor no Vaticano até que o novo papa seja escolhido.
Especialistas em segurança devem revistar os alojamentos dos participantes. Além disso, o uso de telefones celulares foi proibido.
O aparato de segurança não impediu porém que um homem disfarçado de bispo entrasse sem autorização na reunião.
O impostor levantou suspeitas porque usava um faixa roxa ao redor da cintura em vez da faixa vermelha característica dos cardeais.
A imprensa local identificou o intruso como Ralph Napierski, e disse que ele teria se “auto-ordenado” bispo da Austrália.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/03/130304_preconclaclave_lk.shtml