sábado, 29 de setembro de 2012

As heresias de Ana Catharina Emmerich

    Disseram alguns entusiasmados por esse filme que ele era uma grande obra apologética--a maior de nosso tempo -- e que converteria a muitos. Os convertidos, e mesmo alguns dos defensores desse filme, nem deixaram de ir à praia, na semana santa, para meditar lá, enquanto se bronzeavam, nas chagas de Jesus crucificado. 
    Mel Gibson leu, sim, o livro escrito por Clemens Brentano com as visões de Anna Kataharina  Emmerick intitulado Vida, Paixão e Glorificação do Cordeiro de Deus , publicado por Clemens Brentano.  Embora no filme pouca coisa haja diretamete tirada de Katharina Emmerick, a fama dessa eplícila fez que se vendessem muitos livros dessa falsa vidente, em particular esse que acabei de citar. Em português, esse livro foi editado pela Livraria Editora Lar Católico, Juiz de Fora, em 1960.
    Na página 29 desse livro, se fala da "Bênção da promissão ou o santo da Arca da Aliança". E,  em nota ao pé das paginas 29 e 30, se lê o seguinte:

"Dessa bênção da promissão conta Ana Catarina o seguinte: "Quando Eva foi formada, vi que Deus deu uma coisa a Adão que era como se torrentes de luz emanassem de Deus, aparecendo-lhe em forma humana, da fronte, da boca, do peito e das mãos e se unissem como esfera de luz, que entrou no lado direto de Adão, do qual Eva foi tirada. Somente Adão o recebeu. Era este o germe da bênção de Deus. Por ter comido do fruto proibido, foi tirada a Adão essa bênção de geração pura e santa em Deus. Vi a segunda Pessoa divina descer com algo em forma de cutelo na mão e tirar a bênção de Adão, antes deste cometer pecado.

"Abraão recebeu depois a benção da promissão, quando o Anjo o abençoou; após ele, também Moisés, do qual veio a Arca da Alainça. Vi este Mistério ou bênção numa espécie de invólucro, como um conteúdo, um ser ou uma força. Era pão e vinho, carne e sangue; era o germe da bênção antes do primeiro pecado; era a existência sacramental da geração antes do pecado, conservada aos homens pela religião, que lhes possibilitou pela piedade uma estirpe mais e mais purificada, que finalmente terminou em Maria que concebeu pelo Espírito Santo, o Messias há  tanto tempo anelado.
"Vi diversas vezes o Sumo Pontífice, estando no Santo dos Santos, empregar a bênção da promissão, como uma arma ou uma força, movendo-a de um lado para outro, para conseguir proteção ou bênção, concessão de uma graça pedida, um benefício ou um castigo.
"Não a tocava com as mãos suas. Mergulhava-a também na água, para fins santos, a qual se dava a beber, como bênção. Isméria, mãe de Sant´Ana, bebeu também dessa água e foi assim disposta para a conceição de Ana. Esta não bebeu da água sagrada; pois a bênção já estava com ela".
"Quem quiser informar-se mais sobre o santo Mistério da Arca da Aliança ou o germe da Bênção, leia" A vida pobre e a dolorosa paixão de Jesus Cristo e de sua SS. Mãe" , 4a. ed. Pustet, Reegnsburg, ( Introdução, LXIX e 5, 10, 14, 15, 52, 67 -69).
                                            
    Esse texto absurdo e herético das visões de Anna Katharina Emmerick afirma: 

1 -- Que de Deus emanou uma matéria

    Ora, de Deus nada emanou. Aceitar a emanação é afirmar que algo da substância divina saiu de Deus, e veio para o homem. Isso é herético.
2- A Segunda Pessoa da Santíssima Trindade tirou com uma faca essa matéria de Adão antes que ele pecasse.    Ana Katharina Emmerich faz uma apresentação da  Segunda Pessoa da Santíssima Trindade grosseiramente antropomórfica. Mais grosseira ainda é a idéia de que Deus usou uma faca para arrancar de um Adão distraído, e pelas costas, o tal Germe da Bênção que nunca existiu.
3 - O Germe da Bênção seria um ser, uma força, pão e vinhoFica patente aí que o tal Germe da Bênção inventado pela imaginação cabalista e romântica de Brentano era algo material. Ele começa a insinuar uma relação desse germe com a eucaristia ao dizer que ele era pão e vinho.
4- Esse Germe da Bênção teria relação com um modo de geração "sacramental"Brentano e Katharina Emmerick seguiam a doutrina gnóstica que condenava a geração sexual. Daí, ele distinguir um modo de "geração sacramental" -- não sexual -- que teria existido em Adão antes do pecado. E isso também é heresia gnóstica.
5- Descrição puramente fantasiosa de uma Bênção judaica precurssora da cerimônia da bênção do Santíssimo Sacramento.
    Essa descrição puramente imaginativa de Brentano ou Katharibna Emmerick insinua porém um erro grave contra a Fé: já no Antigo Testamento haveria um sacramento eucarístico. O que é absolutamente falso.

Noutro livro de Clemens Brentano narrando a Vida Da Santíssima Virgem segundo as pseudo visões de Anna Katharina Emmerick, brentano colocou uma nota na qual afirma que toda essa história do Germe da Bênção ele a tirou textos judaicos. 
    Diz ele:
    " Não fora sem escrúpulos e sem inquietação que redigimos estas explicações da Serva de Deus com o fim de imprimi-las quando soubemos que no livro Zohar ( redigido por Simon ben Yochai no segundo século da era cristã, mas que contém partes mais antigas), se acha , quase que palava pr palavra, o que ela diz aqui e em outras  numerosas comunicações sobre este Mistério da Antiga Aliança. Um leitor familiarizado com a antiga língua caldaica pode se convencer disso lendo as seguintes passagens: Zohar, Par Told´oth, p, 340~ibid , 345( Ausg Salzbach) Bereshit, p. 315, T´rumah, p. 251, etc" ( Clemens Brentano. - Anna Katharina Emmerick - Leben der heilige Jungfrau Maria, p. 55, nota 1).
    Brentano cita o Zohar, principal livro da Kabbalah judaica, e atribui esse livro escrito no século XIII por Moisés Shem Tv de Léon, ao rabi Simon ben Yochai.  Isso é um erro. hoje, se sabe bem que o Zohar é um pseudo epigráfico escrito na Espanha entre 1265 a 1300.
E ele cita mal o Zohar, dando as páginas e não os livros, capítulos e versículos como é costume citar esse livro cabalístico.
        Em outra nota do livro  Leben der heilige Jungfrau Maria, Brentano  cita ainda outa fonte para justificar a veracidade do Germe da Bênção: o livro de Petrus Galatinus De Arcanis Catholicae Veritatis ( Clemens Brentano. - Anna Katharina Emmerick - Leben der heilige Jungfrau Maria, p. 83, nota 1).
    Segundo ele, a matéria do corpo de Maria Santísisma  assim como a matéria do Corpo de Cristo teriam provindo dessa matéria divina emanada de Deus, posta em Adão e retirada dele antes que ele pecasse. Por isso, seria que Nossa Senhora foi concebida sem pecado original. Ora, se fosse assim Cristo não nasceu de Maria Virgem, mas seu Corpo seria se originado dessa matéria estranha a Nossa Senhora. O que é herético, pois dizemos no Credo que Cristo "nasceu de Maria Virgem"- "Ex Maria Virgine".     Essa é a principal e mais escandalosa das heresias colocadas nos livros da falsa vidente Anna Katharina Emmerick, da qual o filme de Mel Gibson fez propaganda.  
    Conforme o cabalista cristão do século XVI Petrus Galatinus toda essa "história" do Germe da Bênção teria origem no livro judaico Beershit Rabbah. Em minha tese de Doutorado dedico todo um capítulo a essa questão do Germe da Bênção, que Brentano acaba associando ao sexo de José do Egito e de sua esposa Aseneth. 
    Oportunamente publicarei esse capítulo de minha tese.     Escrevi essa tese de doutoramento, de mais de 800 páginas, fundamentada nos originais das "visões" das pseudo visões de Anna Katharina Emmerick e em centenas de livros, provando que as "visões" dessa pseudo mística eram  elocubrações cabalistas e esotéricas. Mandei minha tese para a Congregação para a Causa do Santos, em 1988.  Leia essa tese que está registarda na USP, na Pós Graduação.
    No site Montfort ,está publicado o capítulo dessa tese que conta a vida nada edificante dessa falsa "beata". Leia lá, como ela dormia no colo de Brentano. Como ela chupava o dedo do Padre que era seu diretor espiritual, como ele se deitava em cima dela soprando na boca dela o "espírito de vida" para curar suas dores de cabeça, e como ela se amamentava no seio de uma moça . Escolha depois entre essas cenas escandalosas, a imagem dela para colocar num altar de igreja. 
    Consta agora que essa falsa vidente está para ser beatificada, porque se excluiram de seu processo de Beatificação os textos de suas heréticas visões.  Se ela for beatificada graças á exclusão de suas visões heréticas, isso em nada muda os fatos de sua vida e nem o juízo que dela faço com base nesses fatos, pois a beatificação não implica em infalibilidade. 
In Corde Jesu, semper,

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Pe Pio e a confissão









Autor: Dom Dimond, OSB
Tradução: Carlos Wolkartt

“Tens cantado um hino a Satanás, enquanto
Jesus, em Seu amor ardente, deslocou a cabeça por ti”

João XX, 21-23: “Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. Tendo dito estas palavras, soprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos”.

No Evangelho de João, vemos o poder de perdoar os pecados sendo conferido por Jesus Cristo sobre os Apóstolos. O poder de perdoar os pecados conferido sobre os sacerdotes validamente ordenados por um bispo seria um papel proeminente na vida e nos milagres de Padre Pio. De 1918 a 1923, Padre Pio ouvia confissões de quinze a dezenove horas, todos os dias. Nos anos 1940 e 1950, geralmente ouvia confissões por menos tempo diário, entre cinco a oito horas.

Cada confissão que Padre Pio ouvia durava, em média, somente três minutos – exceto em casos extraordinários. Segundo um cálculo, Padre Pio ouviu um total de aproximadamente cinco milhões de confissões (ou seja, mais de quinze milhões de minutos, ou mais de duzentas e cinquenta mil horas de confissão).

Tantas pessoas queriam que Padre Pio ouvisse suas confissões que geralmente tinham que esperar duas ou três semanas até terem oportunidade. O número de pessoas chegou a ser tão grande que foi necessário abrir um gabinete para distribuir bilhetes. Os bilhetes eram numerados; indicavam o lugar na fila do confessionário de Padre Pio. Este sistema de numeração foi implementado em janeiro de 1950, quando Padre Pio tinha 62 anos. Também foi instituída uma regra que limitava o tempo (em dias) entre uma confissão e outra, para cada penitente. Não era permitido confessar-se com Padre Pio mais de uma vez a cada oito dias.

Um homem de Pádua, que tinha ido se confessar ao Padre Pio, tentou fazer outra confissão entre os oito dias de espera. Para burlar o período de espera, mentiu acerca do número de dias que havia passado desde sua última confissão. Quando entrou no confessionário, Padre Pio lhe expulsou e lhe acusou brutalmente de mentiroso. Depois de ser expulso, o homem disse, em lágrimas: “Tenho dito muitas mentiras ao longo de minha vida, e pensava que poderia enganar a Padre Pio também”. Porém, Padre Pio tinha um conhecimento sobrenatural de seu ato.

Padre Pio exigia que toda a confissão fosse uma verdadeira conversão. Não tolerava a falta de franqueza na explicação dos pecados. Era muito duro com os que se desculpavam, falavam sem sinceridade, ou não tinham uma firme determinação em mudar. Exigia integral franqueza e honestidade do penitente. Também exigia uma verdadeira e sincera dor no coração, e uma firmeza absoluta nas decisões para o futuro.

Muitos dos penitentes de Padre Pio fizeram a declaração assombrosa de que, quando estiveram em seu confessionário, experimentaram a imponente impressão de estarem ante a cátedra do juízo de Deus.

Se o penitente não fosse verdadeiro, ou simplesmente lesse a lista de seus pecados sem o firme propósito de mudança, Padre Pio quase sempre gritava “fora!”. Muitas pessoas diziam que Padre Pio era bruto e severo, e que às vezes batia o painel do confessionário no rosto do penitente. Frequentemente, Padre Pio denunciava um penitente com uma frase dolorosa.

Um homem que foi expulso do confessionário por Padre Pio disse: “Que tipo de monge canalha é este? Não me deu tempo para dizer uma só palavra, e imediatamente me chamou de porco velho e me ordenou sair!”. Outra pessoa disse a este homem que Padre Pio provavelmente teve boas razões para chamar-lhe de porco velho e tratar-lhe desta maneira. “Não me ocorre por que”, disse o homem que havia sido expulso do confessionário; e então, depois de uma pausa, o homem disse: “talvez seja porque tenho uma relação íntima com uma mulher que não é minha esposa”.

Padre Pio também expulsava certos sacerdotes e bispos de seu confessionário. Certa vez Padre Pio disse a um sacerdote: “Se você soubesse que coisa tremenda é sentar-se no tribunal do confessionário! Estamos administrando o Sangue de Cristo. Devemos ter cuidado para não lançarmos este tesouro por todas as partes por sermos demasiados indulgentes ou negligentes”.

Outro homem foi confessar-se ao Padre Pio para lhe provar. Queria ver se Padre Pio podia dar-se conta de que estava mentindo. O homem disse ao frade que não estava ali para confessar os pecados, mas para pedir orações por um familiar. Isto não era verdade, e Padre Pio soube imediatamente. Padre Pio lhe golpeou no rosto e lhe mandou para fora do confessionário.

Uma mulher que chegava de uma longa viagem para ver Padre Pio lhe disse em confissão: “Padre Pio, faz quatro anos que perdi meu esposo, e não tenho ido à igreja desde então”. Padre Pio respondeu: “Porque perdeste teu esposo, também perdeste Deus? Fora! Fora!”, enquanto fechava rapidamente a janela do confessionário.

Pouco depois deste acontecimento, a mesma mulher recuperou sua fé, atribuindo isto à maneira em que Padre Pio lhe tratou – provavelmente reconhecendo como ela havia posto seu apego a seu esposo acima de Deus.

Andre Mandato falou sobre o momento em que foi se confessar ao Padre Pio: “Eu ia à igreja todos os domingos, porém não tinha nenhuma crença forte na confissão. Confessava-me pouquíssimas vezes, e nunca era totalmente sincero. Comecei a crer na confissão somente depois que fui a Padre Pio. A primeira vez que me confessei a ele, ouvi de sua boca os pecados que eu havia cometido”.

Katharina Tangari descreveu como era se confessar ao Padre Pio:

“... Padre Pio primeiramente questiona quanto tempo se passou desde nossa última confissão. Esta primeira pergunta estabelece um contato entre Padre Pio e o penitente; de repente parece que Padre Pio sabe tudo sobre nós. Se nossas forem pouco claras e inexatas, ele as corrige; temos a sensação de que... seu olho pode ver nossa alma como verdadeiramente ela é ante Deus”.

Padre Pio comentou sobre a quantidade de confissões que ouvia, e como era capaz de fazê-lo: “Houve períodos que ouvi confissões sem interrupção por dezoito horas seguidas. Não tenho nenhum momento para mim mesmo. Mas Deus me oferece suporte com eficácia em meu ministério. Sinto a força para renunciar a tudo, contanto que as almas regressem a Jesus e amem a Jesus”.

Juan McCaffery foi se confessar ao Padre Pio, e escreveu sua experiência extraordinária. McCaffery queria que Padre Pio rezasse por alguns de seus amigos. Ele recorda: “Bem, durante uma pausa, comecei a dizer ‘E então, Padre...’; mas ele me interrompeu com um sorriso e disse: ‘Sim, recorda-te de teus amigos também!’”.

Uma mulher chamada Nerina Noe foi a Padre Pio confessar-se. Ela lhe disse que estava pensando em deixar de fumar; não previa a brusca repreensão que Padre Pio lhe daria: “Mulheres que fumam cigarros são repugnantes”.

Frederick Abresch foi um desses penitentes que haviam sido convertidos depois de irem a Padre Pio para se confessarem. Aqui estão algumas coisas que ele descreveu sobre a incrível história de sua conversão:

“Em novembro de 1928, quando fui ver Padre Pio pela primeira vez, havia passado poucos anos desde minha mudança de protestante a católico, que se deu por conveniência social. Eu não tinha fé, ou ao menos entendo agora que simplesmente me iludia de tê-la. Tendo sido criado em uma família muito anticatólica e imbuída de preconceitos contra dogmas a tal grau que uma instrução rápida não poderia eliminar, eu estava sempre ávido de coisas secretas e misteriosas.

“Encontrei um amigo que me apresentou os mistérios do espiritismo. Logo, porém, cansei dessas mensagens inconclusivas de ultratumba; eu estava com fervor no campo do ocultismo, da magia de todos os tipos, etc. Então me encontrei com um homem que declarou, com um ar de mistério, que estava em posse da única verdade: ‘teosofia’. Em seguida me tornei seu discípulo, e comecei a acumular livros com títulos tentadores e atraentes na minha mesa de cabeceira. Com segurança em mim mesmo e cheio de vaidade, usava palavras como Reencarnação, Logos, Brahma, Maia, ansiosamente esperando alguma realidade grande e nova que aconteceria.

“Não sei por que (creio que era antes de tudo para agradar minha esposa), mas de vez em quando continuava recebendo os santos Sacramentos. Este era o estado de minha alma quando, pela primeira vez, ouvi falar de um Padre Capuchino, do qual me descreveram como um crucifixo vivo, realizando milagres contínuos.

“Crescendo em curiosidade, decidi ir e ver com meus próprios olhos. Pus-me de joelhos no confessionário da sacristia [e disse a Padre Pio que] considerava a confissão uma boa instituição social e instrutiva, mas que não cria na divindade do Sacramento em absoluto. O Padre, contudo, disse com expressão de grande dor: ‘Heresia! Então todas as tuas Comunhões foram sacrílegas... tens que fazer uma confissão geral. Examina tua consciência e recorda a última vez que fizeste uma boa confissão. Jesus tem sido mais misericordioso contigo que com Judas’.

“Então, olhando por cima de minha cabeça com olhos severos, ele disse: ‘Louvados sejam Jesus e Maria!’, e se foi à igreja para ouvir as confissões das mulheres, enquanto eu fiquei na sacristia, comovido e afetado profundamente. Minha cabeça estava girando e não conseguia me concentrar. Todavia, ouvia em minhas orelhas: ‘Recorda a última vez que fizeste uma boa confissão!’. Com dificuldade, tomei a seguinte decisão: Diria a Padre Pio que havia sido um protestante, e que mesmo após a abjuração, fui rebatizado (condicionalmente), e todos os pecados da minha vida passada foram apagados em virtude do santo Batismo, no entanto, para minha tranquilidade queria começar a confissão desde a minha infância.

“Quando o Padre voltou ao confessionário da sacristia, repetiu a pergunta: ‘Pois, quando foi a última vez que fizeste uma boa confissão?’. Respondi: ‘Padre, quando estava...’. Porém, nesse ponto o Padre me interrompeu, dizendo: ‘Fizeste uma boa confissão pela última vez quando estavas regressando de tua lua de mel; deixemos todos os demais, e comecemos a partir daí!’.

“Permaneci boquiaberto, abalado com uma letargia, e entendi que havia tocado o sobrenatural. O Padre, entretanto, não me deu tempo para refletir. Demonstrando seu conhecimento do meu passado inteiro, e na forma de perguntas, enumerou todas as minhas faltas com precisão e claridade... Depois que o Padre havia trazido à luz todos os meus pecados mortais, com palavras impressionantes me fez compreender a gravidade destas faltas, acrescentando em um tom de voz inesquecível: ‘Tens cantado um hino a Satanás, enquanto Jesus em Seu amor ardente deslocou a cabeça por ti’. Então ele deu minha penitência e me absolveu... Creio não somente nos dogmas da Igreja Católica, mas também na menor de suas cerimônias... para quitar esta fé, deve-se quitar também minha vida”.

José Greco, agora um grande devoto de Padre Pio, teve um sonho no qual se encontrou com o frade em uma estrada e lhe pediu para salvar seu pai enfermo. O pai de José de repente se recuperou depois do sonho. Para agradecer a Padre Pio, José decidiu viajar e vê-lo cara a cara. Depois de esperar quatro dias, José conseguiu ir a Padre Pio para a confissão. Ele descreveu o encontro:

“Em verdade, quando Padre Pio me viu, disse: ‘Pois então, teu pai está bem’. Fiquei atormentado, em razão de nunca haver visitado São Giovanni Rotondo antes. Nunca havia ido a essa parte do mundo, nem conhecia nada ali. E, no entanto, suscitou em minha mente uma pergunta, e questionei-lhe: ‘Foi você, foi você?’. E ele respondeu: ‘No sonho, no sonho...’. Daí comecei a tremer, porque em verdade estava morrendo de medo. Disse: ‘Sim Padre, no sonho, Padre’. Disse-lhe meus pecados, e antes de me dar a absolvição, ele me disse: ‘No entanto, sabes de algo a mais [que não mencionaste na confissão]?’. Disse: ‘Bem Padre, não consigo recordar nada mais’. Padre Pio então começou a descrever um evento com uma moça, quando eu estava no exército. Então me lembrei de tudo. Queria que a terra se abrisse e me engolisse, de tanta vergonha que me consumia. Então disse a Padre Pio: ‘Sim Padre, estou recordando tudo e tenho medo de ter esquecido de dizer em confissão, estou muito envergonhado’. ‘Pois, disse ele, tens carregado este pecado contigo desde 1941, e o lugar foi Blackburn, para dizer a verdade’. Então me levantei para sair, ao que Padre Pio disse: ‘Há algo mais que esqueceste?’, sorrindo levemente. Disse-lhe: ‘Não Padre, de verdade não há mais nada que posso recordar’. Pensei que era sobre algum outro pecado. E ele disse: ‘Veja em teu bolso’. Então saquei minhas contas do rosário [do meu bolso], as dei a ele, que as abençoou e as me deu de volta. E isso foi tudo”.

Um homem disse a Padre Pio em confissão: “Tenho muito apego aos meus pecados; eles são como que necessários para minha vida. Ajude-me a encontrar um remédio”. Padre Pio lhe deu uma oração a São Miguel Arcanjo, e lhe ordenou dizê-la todos os dias por quatro meses.

Padre Nello Castello, um sacerdote de Pádua, Itália, que havia ido confessar-se a Padre Pio centenas de vezes, recordou suas incríveis experiências:

“Fui confessar-me com Padre Pio pelo menos cem vezes. Recordo-me da primeira vez, em que suas palavras, ao mesmo tempo, me assustaram e me iluminaram. Os conselhos que ele me deu refletiam um conhecimento exato de toda a minha vida passada e futura. Às vezes, ele me surpreendia com sugestões não relacionadas com os pecados confessados, e os acontecimentos que se sucederam deixaram claro que seus conselhos haviam sido proféticos. Em uma confissão, em 1957, Padre Pio falou cinco vezes com insistência sobre o mesmo assunto, usando palavras diferentes, e me recordando de um defeito horrível de impaciência. Além disso, me esclareceu sobre as causas fundamentais que provocavam a impaciência. Descreveu-me o comportamento que deveria seguir para evitar a impaciência no futuro. Isto ocorreu sem que eu houvesse dito uma só palavra sobre o problema. No entanto, ele conhecia meus problemas melhor que eu e me aconselhava em como concertá-los”.

Entre os que iam ver Padre Pio, existiam incrédulos declarados. Alguns foram vê-lo por curiosidade, outros para insultarem a Padre Pio e a Deus.

Dois franco-mações, que eram implacavelmente opostos a Deus e à Igreja Católica, decidiram fazer confissões fingidas a Padre Pio de pecados que simplesmente inventaram. O propósito era profanar o Sacramento da Penitência. Estes homens foram a Padre Pio em dias diferentes. Quando eles começaram a confessar seus pecados inventados, Padre Pio lhes interrompeu, dizendo que sabia o que estavam fazendo, e começou a contar cada um de seus pecados reais, informando-lhes o dia, o lugar e como os cometeram. Os dois homens eram tão abrumados que poucos dias depois, se arrependeram de suas vidas pecaminosas e se converteram.

Um comunista incrédulo também foi a Padre Pio para se confessar. Naquele tempo, não havia abandonado suas crenças malvadas. Padre Pio lhe perseguiu fora do confessionário, dizendo: “Que fazes ante o tribunal de Deus se não credes? Fora! Vai-te! És comunista!”.

No confessionário, Padre Pio dizia coisas como:

“Por que vendeste tua alma ao Diabo?... Que irresponsável!... Estás no caminho do Inferno!... Homem negligente, ide primeiro arrepender-se, e então voltes aqui”.

Uma pessoa durante a confissão pôs em dúvida a existência do Inferno. Padre Pio respondeu: “Você acreditará quando chegar lá”.

Padre Pio considerava a ida frequente à confissão algo necessário para o crescimento na vida espiritual. Ele se confessava ao menos uma vez por semana, e não deixava que seus filhos espirituais ficassem sem confissão por mais de dez dias.

Uma vez foi perguntado a Padre Pio: “Confessamos tudo que pudemos recordar ou conhecer, porém é possível que Deus veja outras coisas que não pudemos lembrar?”. Ele respondeu: “Se pusemos [em nossa confissão] toda a nossa boa vontade e se tivemos a intenção de confessar [todos os pecados mortais]... tudo que pudemos recordar ou conhecer – a misericórdia de Deus é tão grande que Ele incluirá e apagará também o que não pudemos recordar ou conhecer”.

Por esta razão, deve ser dito ao final de uma confissão: “... e confesso todos os pecados que tenho esquecidos e não mencionei nesta confissão”.